A alimentação e o coração

Um coração saudável bate cerca de 72 vezes por minuto e bombeia, em média, 9 litros de sangue por dia. É o funcionamento dele nessa toada que faz com que o restante do organismo funcione sincronizado e de forma harmônica. O que muitos de nós não sabe, ainda, é que o cardápio do dia a dia interfere diretamente no funcionamento desse músculo. Por isso, vale a pena investir em alimentos que fazem bem para o coração, mesmo que indiretamente.

🔴1. Ômegas 3 e 9

Inclua os alimentos mais ricos em ômegas em sua dieta. São eles: a sardinha e algumas sementes como a linhaça. Os 1. Ômegas 3 e 9 contribuem para a saúde cardiovascular, diminuindo as atividades plaquetárias e prevenindo coágulos, que são uma das causas de infarto agudo do miocárdio. Eles também ajudam a reduzir os níveis de triglicerídeos e a evitar arritmias, pois estabilizam a atividade elétrica cardíaca.


🔴2. Vitamina E
A vitamina E é um potente antioxidante, presente em grande quantidade em ovos, fígado e sementes. “Duas pesquisas realizadas pela Escola de Saúde Pública de Harvard, publicadas em 2013, constataram que quem usou doses suplementares de Vitamina E, em qualquer quantidade por pelo menos dois anos, teve um risco de ataque cardíaco 40% menor se comparado a quem não usou”.

🔴3. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, presente em peixes, frutas, hortaliças verdes, ovos, carnes e nozes, agem na decomposição química das gorduras, protegendo as artérias de possíveis entupimentos.

🔴4. Fibras Solúveis

As fibras estão presentes em grande quantidade em frutas, vegetais, leguminosas, frutas secas e grãos integrais. Elas ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue e são indispensáveis na alimentação em prol do #coração. “Em contato com a água elas formam uma espécie de gel que aumenta a viscosidade do conteúdo intestinal, se unindo às moléculas do colesterol e diminuindo a sua absorção pelo organismo”.

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