Cigarro e coração

Não bastassem os estragos aos pulmões e a estreita relação com o aparecimento de câncer, o #tabagismo também figura entre os vilões quando o assunto é a #saúdecardiovascular.

O cigarro é um dos maiores agressores do endotélio, aquela parede de células que recobre os vasos sanguíneos.

Esta ação interfere com a produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico e faz como que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de #gordura.

Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular.

Pensa que acabou? Ainda não.

O #fumo faz acelerar um processo conhecido como oxidação do colesterol e favorece a formação da placa de aterosclerose, que é estopim para o infarto.

Sem contar o perigo que é a soma do tabaco com o uso da pílula anticoncepcional.

Não é exagero dizer que essa associação é uma espécie de bomba-relógio. É que ocorre uma propensão ao acidente #vascular, o #derrame.

Não podemos esquecer que o fumante passivo também está exposto ao perigo.

Há trabalhos mostrando que respirar a #fumaça aumenta em duas vezes o risco para o câncer e para as doenças #cardiovasculares.

📌🔴@resendedrfernando #cardiologia #cardiologistarj #ortomolecular #riodejaneiro #saudavel #arritmiacardiaca #medicinapreventiva #longevidadesaudavel #tijuca #saopaulo #jacarepagua #recreio #barradatijuca #vargempequena #vargemgrande #grandetijuca
#pressaoarterial

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *